Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico”, foi detida nesta quinta-feira (25) em Cascavel (PR) durante uma ação da Polícia Federal em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Paraná (FICCO/PR). Ela já havia sido condenada pela Justiça Federal do Amazonas a 10 anos de prisão em regime fechado por envolvimento com organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A prisão faz parte dos desdobramentos da Operação La Muralla, iniciada em 2015 para desmontar um esquema de tráfico interestadual de drogas. Luciane estava em Cascavel, cidade onde seu marido, Clemilson dos Santos Farias — apelidado de “Tio Patinhas” — cumpre pena em um presídio federal de segurança máxima. Ele é apontado como um dos chefes de uma facção criminosa com origem no Amazonas e atuação também no Rio de Janeiro.
Em 2023, Luciane ganhou notoriedade ao participar de reuniões no Ministério da Justiça e no Ministério dos Direitos Humanos, apresentando-se como presidente do Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), uma ONG que afirmava atuar na defesa de detentos. Sua presença em espaços do governo causou grande repercussão e levou à revisão dos protocolos de acesso de entidades civis a órgãos públicos.
Mín. 24° Máx. 34°